CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

Pages

ADIEMUS FELIZ

AMIGOS ADIEMUS

Nº DE ACESSOS

MINHA FLOR PREFERIDA

MINHA FLOR PREFERIDA

sábado, 9 de novembro de 2013

MENSAGEM DO MESTRE RAMATIS

 
 
Quando ainda se trata de espécie selvagem, sem qualquer influência do homem, só lhes atua um instinto global, que os orienta para a conduta mais certa ou busca da sobrevivência. Assim, é de senso comum que, sob a ação de sua alma-grupo, todos os pássaros joão-de-barro constroem seus ninhos em oposição às prováveis tempestades, todas as abelhas fazem as suas colméias, fabricam mel e cultuam a sua rainha, e todas as formigas fazem reservas para o inverno em amontoados formigueiros. Mas tudo isso acontece porque tais animais, aves ou insetos são apenas unidades físicas dirigidas pelo instinto específico do mesmo comando grupal psíquico. Só depois que os animais ultimam todas as experiências determinadas e coordenadas pela sua "alma-grupo" é que, então, se verificam as primeiras oscilações ou características individuais, as quais delineiam ou esboçam alguma individualização à parte. Sob tal progresso psíquico, já é possível observar-se alguma ação ou reação mais individualizada, em qualquer componente da mesma espécie. Encerrado o curso de instintividade global psíquica, regida pela alma-grupo de certa espécie do reino animal, então se iniciam as primeiras fragmentações ou diferenciações psíquicas no animal ou na ave, o que pode ser desde um princípio de paixão, simpatia ou antipatia, que discrepa dos demais membros do conjunto.

4 COMENTE AQUI:

Sotnas disse...

Olá Mara, e que tudo esteja bem!

Pois é, e o homem com intensa vantagem de inteligência sobre o restante dos seres e não sabe usar para o bem dele e do meio em que vive. E uma das vantagens que nos diferencia e a fácil adaptação aos locais considerados inóspitos, para outro ser sobreviver!
Um pensamento interessante, como tantos outros que você cá compartilhou. Obrigado, eu agradeço também pelas visitas e gentis comentários além da amizade e assim deixo cá meu desejo para que seja sempre tão intenso e feliz o teu viver, um grande abraço e, até mais!

ॐ Shirley ॐ disse...

Texto lindo!...Concluo que o meu Toquinho, que morreu há meses, já havia se libertado da "alma-grupo"...Mara. muita paz e muita luz!!!

Ingrid disse...

bela mensagem Mara..
os animais são bençãos..
beijos.

Ingrid disse...

passando para desejar uma linda semana..
beijos

ÍNDICE DOS PENSAMENTOS

ÍNDICE DOS PROVÉRBIOS

ARQUIVO

NOSSO 1º PRÊMIO - SELO RECEBIDO DA VEJA BLOG OS MELHORES BLOGS DO BRASIL